Alimentação Felina




Veja quais são os nutrientes necessários para que a alimentação de seu gato seja saudável e qual a importância de cada um:




Vitaminas:
são essenciais para a boa visão, o crescimento dos ossos e o metabolismo, entre outras funções. Cada vitamina tem um papel específico a desempenhar. Por exemplo, se o seu gato corta a pata, uma vitamina ajudará a estancar o sangramento e outra ajudará a reparar a pele. Como é difícil obter o equilíbrio apropriado a partir de vitaminas de fontes naturais, elas podem ser ministradas de forma suplementar, em paralelo à dieta normal do animal. Suplementos vitamínicos, produtos lácteos, vegetais, fígado, rins, levedura e grãos são boas fontes de vitaminas e são ingredientes usados para alcançar o equilíbrio apropriado de nutrientes em comidas para animais.


Minerais: são necessários para os dentes, fortificação dos ossos e para se ter um metabolismo eficiente. Os principais minerais que o gato precisa são: cálcio, fósforo, potássio, cloreto de sódio e magnésio. Também precisa de elementos de traço ou minerais secundários, como ferro, cobre, manganês, zinco e selênio. Em comidas para animais de estimação, boas fontes de minerais incluem suplementos minerais, peixe, carne, fígado, lácteos e cereais.


Ácidos graxos essenciais: o gato precisa de ácidos graxos essenciais para manter a saúde da pele, do pêlo, do seu sistema reprodutivo e do metabolismo em geral. Em nossa sociedade consciente a respeito do peso demasiado, a palavra "gordura" é sinônimo de "ruim". A verdade é que gorduras e ácidos graxos essenciais (os principais componentes das gorduras) contribuem de maneira extremamente importante para a saúde do animal. Gorduras e ácidos graxos essenciais são uma grande fonte de energia na dieta e têm também importante papel no sabor de uma comida.


Carboidratos e fibras: são importantes para a energia e a boa digestão. Fibras garantem uma boa digestão e a consistência apropriada das fezes. Em rações para animais domésticos, grãos como arroz, milho e trigo são boas fontes de carboidratos e fibras.


Proteína: é essencial para o crescimento e o tônus muscular saudável. Proteína é o principal material estrutural em quase todos os tecidos vivos: cabelos, pele, unhas e músculos são constituídos principalmente de proteínas. Existem milhares de proteínas diferentes no corpo do animal, executando diferentes funções. Todas as proteínas são feitas de unidades menores, chamadas aminoácidos. Alguns aminoácidos podem ser fabricados pelo corpo, enquanto outros devem ser fornecidos na dieta. Em rações para animais de estimação, boas fontes de proteínas incluem carnes (bovinos e frango), ovos, peixe, grãos, lácteos e levedura.


Fonte: Mundo Animal


2 comentários:

Luiza disse...

Os meus gatos comem royal canin, papai vive falando que é caro, mas a mamãe vive dizendo que é a melhor e que tem tudo que eles precisam. Beijo da Luiza.

Nina Victor disse...

As meninas aqui de casa também comem Royal Canin. Sua mãe está certa, não dá para economizar com a saúde dos nossos bichinhos de estimação!

Beijo, Luiza! :)