AIDS Felina? Isto existe?




É com surpresa que muitos clientes ouvem a possibilidade deste diagnóstico em seu gato. E a maioria das pessoas desconhece esta doença que cada vez mais avança entre os nossos felinos.
A primeira pergunta que vem a cabeça é: Isto passa para meus filhos? Ou para mim? Meu Deus... NÃO! A Síndrome de Imunodeficiência Felina (FAIDS) NÃO é transmissível ao ser humano. Apesar dos sintomas serem muito semelhantes em sua evolução e o vírus ser da mesma subfamília do HIV, o vírus da Imunodeficiência Felina (FIV) difere antigenicamente e na especificidade da espécie (atinge somente felinos).
A transmissão é realizada através de animais doentes ou portadores pela saliva e mordeduras principalmente, mas também ocorrem pela via sexual, pelo leite e por transfusões sanguíneas.
Os sintomas variam desde febre, diarréia, anemia inicialmente, passanado muitas vezes por um longo período de portador (sem sintomas), e posteriormente doenças de natureza crônica como doenças respiratórias, dermatológicas ou entéricas. As doenças da boca (gengivites, estomatites e periodontites) são os achados mais comuns nos gatos doentes. Perda de peso, otites, abscessos, feridas de difícil cicatrização e alterações no sangue também podem ser encontradas. Nos estados terminais o rim pode para de funcionar (insuficiência renal crônica), sendo de difícil recuperação nesta fase.
Para o diagnóstico correto é preciso realizar exames sorológicos (de sangue) específicos para demonstrar os anticorpos contra o vírus.
Como na AIDS ainda não há cura para a FAIDS, sendo que o tratamento é semelhante, porém pelo alto custo dos medicamentos (como o AZT e outros) muitas vezes é difícil de manter um gato vivo por muito tempo.
Com tudo isto o que vale a pena é prevenir o contágio. Somente agora no início de 2002 é que foi lançada nos Estados Unidos uma vacina preventiva, mas também não sabemos da sua total eficácia. Portanto, evitando que nossos gatos perambulem pelas ruas e tomando cuidado com novos gatos a serem introduzidos na criação. É bom lembrar que a castração cirúrgica é um bom método para que nossos bichanos fiquem mais caseiros, evitando de brigar com animais de fora.

Dr. João José Soares Júnior
Médico Veterinário



20 comentários:

Marilia Bavaresco disse...

Adorei teu blog!!!!
Eu admiro demais quem tem amor aos gatos!
Um beijo e continue com este lindo trabalho.

Nina Victor disse...

Olá Marilia!
Agradeço a visita e o simpático comentário.
Os gatos são puro encanto e eu me deixo encantar por eles...
Beijo! :)

Anônimo disse...

AMO OS GATOS. TENHO QUATRO, E ELES SÃO DEFINITIVAMENTE DEMAIS. EU TENHO MUITA PENA DESSAS PESSOAS QUE MALTRATAM OS ANIMAIS, POIS UM DIA TODO MAL CAUSADO A ELES VAI SER COBRADO.QUANDO VC UM DIA PENSAR EM MALTRATAR UM ANIMAL, PENSE: "O ANIMAL SENTE DOR,FOME,SEDE. OU SEJA ELES SÃO IGUAIS A NÓS, OU MELHOR, ELES SÃO MELHORES QUE NÓS".PAULA

Nina Victor disse...

Paula, eu também não suporto saber que alguns animais são maltratados; é uma covardia sem par.
Obrigada pela visita e comentário.
Beijo! :)

Made disse...

DETESTO TB SABER E VER QUE ANIMAIS FORAM MALTRATADOS... EU LAMENTO MUITO...CHEGO A CHORAR!!!!!!!!!.. ESTOU NUMA SITUAÇÃO DIFICIL MEU GATO TEM 12 ANOS... (MEU XODÓ) ELE TEM EMAGRECIDO E PERDA DE APETITE HÁ UNS 2 MESES... BREVE FARÁ O EXAME FIV/ FELV PARA SABER SE ESTÁ COM A TAL "AIDS FELINA" OU "LEUCEMIA", É MOLE? JÁ CHEGOU ESTA MALDITA DOENÇA ATÉ PROS NOSSOS BICHANOS!!..ESTOU MUITO TRISTE

Nina Victor disse...

Lamento muito pela saúde de seu gato; posso imaginar como você se sente. O que mais me dói é saber que os animais não podem dizer pra gente o que estão sentindo... muitas vezes quando percebemos algo de ruim a coisa já se desenvolveu... Isso realmente me entristece! :(

Anônimo disse...

Amo todos os animais, principalmente gatos, tenho 11 e amo todos, cada um com um jeitinho especial de ser, uns bravinhos, outros mansinhos, outros mais q mansos, não sei como tem pessoas q conseguem maltratar um bichinho q te dá tanto em troca apenas de um papázinho e carinho.
Adorei o blog Bjus Fabiana

Nina Victor disse...

Onze gatos, Fabiana?
Que maravilha!
Se eu tivesse espaço suficiente também gostaria de ter mais e mais gatos comigo...
Eu fico muito chateada em ver como os gatos são injustiçados e maltratados por nada. É muita ignorância e falta de sensibilidade! :(

Volte sempre, beijo pra você e para a gataria!

Anônimo disse...

OI,EU QUERO CASTRA MEU GATO PQ ELE TEM AIDS
FELINA MAS ELE TAMBEM TEM LEUCEMIA(CANCER)
MAS TENHO MEDO DE PERDER ELE NA MESA DE CIRURGIA NÃO SEI SE ELE SUPORTARIA,ELE É UM GATO MUITO FORTE POR TER TODA ESSA DOENÇA POR ISSO A DUVIDA DEVO OU NÃO DEVO CASTRA MEU BIXINHO.
DESDE JA AGRADEÇO...

HA E TEM MAIS ELE JA TEM 4 ANO DE IDADE E É UM PERSA DE 6 KILOS GOSTARIA DE SABER SE EU CASTRA ELE NESSA IDADE SE ELE VAI PARAR DE FAZER XIXI NOS MOVEIS DE CASA.

Nina Victor disse...

Como eu não sou veterinária não posso lhe dar as informações que você precisa. O ideal mesmo seria levar seu gatinho a um profissional e pedir esclarecimentos.
Boa sorte!

Carolina disse...

NUNCA HAVIA OUVIDO FALAR DESSA DOENÇA, MAS É MUITO BOM SABER QUE ELA EXISTE. SEMPRE É NECESSÁRIO CONHECER AS POSSÍVEIS DOENÇAS QUE NOSSOS ANIMAIS PODEM PEGAR, E ATÉ MESMO, TRANSMITIR!
TENHO 50 GATOS EM CASA, E GOSTO DE PROCURAR NA NET SOBRE OS SINTOMAS DAS DOENÇAS!

Elwood disse...

a minha gatina e meio velinha deve ter uns 8 anos, ela foi castrada desde pequena, mas sempre deixamos ela ir na rua dar os passeios dela, ala ficou um bom tempo sem aparecer e voltou meuito magra (ela era bem gordinha) sem vontade de comer e andando como se a patinha estivesse quebrada, levei no veterianario e ele disse que podia ser problemas nos rins ou aids felina, e mandou aplicar soro nela com vitamina, o exame para mim fica muito caro pra pagar, teria um outro tipo de exame em que eu conseguiria detectar o que ela tem...ou um laboratorio barato...por favor me ajude, e muito dificil eu chorar, mas esses dias tenho parecido uma meninha...k

Elwood disse...

oi prazer, bom minha gatinha tem oito anos e e castrada desde pequena, nos sempre a deixamos sair para dar os passeios dela, bom ela ficou um tempo sem aparecer umas duas semanas, e estava muito magra (ela e gordinha) chegou comendo, mas agora percebo que ela esta sem apetite, levamos ela no veterinario e ele disse que poderia ser aids felina ou problema nos rins, o exame para meus padroes custa muito caro, teria algum laboratorio que sai mais em conta, preciso saber realmente o que ela tem...po nunca chorei tanto na minha vida...por favor me ajude

Erika Mesquita disse...

Olá
Procurando informações sobre a AIDS felina encontrei seu blog. Minha gatinha que fará 15 anos em maio de 2009 tem AIDS felina e leucemia (Feld)também. Ela tá fazendo tratamento apenas com acupultura, gostaria de saber o que posso fazer mais.
Muito obrigada,
de uma mãe desesperada

Caroline disse...

Olá a todos.
Meu gatinho, chamava-se Peter, morreu ontem com o que a veterinária disse ter 90% de certeza ter sido FAIDS. Ele durante dois meses emagreceu drasticamente, tentava fugir chegando a ficar uma semana desaparecido( quando o levamos ao veterinário e descobrimos que ele estava doente), perdeu coordenação motora e ficou muito fraco nas suas ultimas duas semanas de vida, perdeu o apetite na ultima semana e sua lingua ficou pálida. Ele era um gato lindo, chegava a pesar 5kg na epoca de inverno; quando morreu não chegava a pesar 1,5kg. Oq me conforta é poder ter estado do lado dele neste tempo dificil, e saber que ele não morreu em um canto qualquer mas sim na casinha dele, quentinho e de barriga cheia. Espero conseguir ter outro gato algum dia, e com certeza vou castralo pois sei que existem gatos infectados nesta área.

Anônimo disse...

olá, tenhos dois gaos pretos lindos, recentemente castrei os dois pois me mudei p um apto, um ta lindo gordinho e aparentemente saudavel, o outro, come mas nao ganha peso, e muitas vezes faz a sua necessidades fora da caixa de areia, sem contar q ja faz um tempo q tá com diarréia, a acho muito apatico, ja consultei um veterinario, dei anti bioticoas p essa diarreia, melhora mas nao passa. será qw é a tal aids felina? ah ela já é idos. beijo. Andreiana Maceió/Al

denise disse...

tenho um gato de 4anos. ele era lindo, castrado,bem grandão.agora está arredio, o pelo da parte traseira caindo e muito magro.já dei remédio para vermes e não adiantou,estou sem saber.
denise

Anônimo disse...

Pena que só agora encontrei vcs. Meu gatinho GUGU poderia ter sido castrado e eu negligênciei. Agora não sei o que fazer, cheguei no limite...só tenho que lamentar.

meg disse...

Estou "começando" a sair da fase aguda de toxoplasmose e citomegalovirus, quero voltar para minha casa e estou com medo de ser novamente infectada (tenho 3 gatos e um puddle), o que faço? por favor, me responda por e-mail mariapesch@ig.com.br (não coloque meu e-mail no ar, please)

Salão da Dani disse...

Meus gatos tem Aids felina estão morrendo aos poucos tem alguma coisa que osso fazer?