Gatos Transmitem Toxoplasmose?



Muitos alegam que o gato passa o toxoplasma, que é um protozoário, à espécie humana, pelo fato do gato ser um hospedeiro definitivo. Realmente muitos gatos de rua são portadores da doença, porém é bom saber a forma de contágio. Para que haja contaminação é preciso ter contato com as fezes do gato, mas especificamente pela ingestão oral das mesmas. Creio que ninguém seja tão desajuizado de não ter bons hábitos higiênicos, esquecendo-se de lavar as mãos, após a limpeza da lixeira e depois a coloque na boca, para que seja contaminado. Comprovo ainda que o cisto do toxoplasma que sai nas fezes não é infectante no primeiro dia, que é quando limpamos a bandeja sanitária, mas só depois de pelo menos três dias no meio ambiente, para que se torne infectante. Acredito que ninguém deixe, três dias uma bandeja sem ser limpa, mesmo porque um gato não reutiliza um banheiro sujo. Ele é por natureza um animal limpo e exige higiene também de seu dono. Não nego a possibilidade de contaminação da toxoplasmose no homem, através do gato, mas é tão remota a possibilidade, por ser através de via oral e por ingestão de fezes, que julgo ser bem mais fácil nos contaminarmos por verduras e legumes mal lavados ou carnes mal passadas, enquanto que parquinhos com tanques de areia, expostos ao relento, já oferecem tal possibilidade, devido aos passeios noturnos dos gatos de rua, que lá defecam e que podem estar infectados pelo toxoplasma.

2 comentários:

Angela Cassilha disse...

a 28 anos atrás tive toxoplasmose,
que afetou meu olho direito, bem no centro, sempre vive com gatos , mas já faziam 15 anos desde que fiquei gravida da minha segunda filha que não tinha mais gato aqui em casa,
o medo de passar a doença pra um filho é grande , mas outro dia jogaram uma gatinha no jardim, eu to criando, mas ´so eu que cuido dela ,
agora ando mais informada do que é verdade , amo gatos, não sei como peguei essa doença, mas sei que amo a compania deles .

Debora Moreira disse...

Tenho duas gatas,são como duas filhas pra mim,muitos me criticam e dizem que corro o risco de pegar uma doença,mas já me informei de tudo,estou tranquila,amo meus bichinhos,e não consigo me imaginar sem élas! Débora Moreira,Santo Angelo,RS.