Bolas de Pelos. Como Evitar?



Para se limpar, o gato tem o hábito higiênico de se lamber. Só que, neste ato, ele acaba ingerindo muitos pêlos que ou são eliminados nas fezes ou se acumulam no estômago, formando "bolas", que prejudicam a sua digestão.Sem falar que podem causar gastrite crônica e, até mesmo, obstrução intestinal. Por isso, é muito importante prevenir o aparecimento das bolas de pêlo, pois uma vez que elas se formam o único tratamento é cirúrgico. Para evitá-las, deve-se:

Escovar sempre o gato para remoção dos pêlos mortos.

Fornecer a ele uma pasta digestiva que promova a retirada dos pêlos do estômago, através do vômito ou pela eliminação nas fezes. Estas pastas são bastante palatáveis para o gato e, por isso, de fácil administração. Os gatos de pêlo curto devem recebê-la duas vezes por semana e os de pelagem longa, três vezes, já que o aparecimento das bolas é mais freqüente nestes bichanos. Existem várias marcas no mercado, todas importadas.

Pode-se também fornecer gramas especiais, como a catnip, que os gatos adoram. Elas são ricas em fibras e ajudam na digestão e eliminação dos pêlos.

Nenhum comentário: